7 Truques Infalíveis Para Decorar Uma Casa Pequena

Sabemos que conseguir tirar o melhor partido de casas pequenas é um desafio. Para além de todas as funções e necessidades de cada pessoa ou família a ter em conta, tentar ainda dar-lhe um toque pessoal é um quebra-cabeças para a maioria. Uma vez que este é um dos desafios que mais resolvemos, decidimos reunir as nossas melhores dicas para tirar o melhor partido de um espaço pequeno. Leia a nossa lista abaixo e perceba como fazê-lo em sua casa.

1 – Abusar do branco e das cores claras

Mesmo que seja fã de cores fortes, pense nelas apenas como apontamentos.
Uma casa pequena parecerá sempre mais luminosa, ampla e maior quando a maioria das suas superfícies são de cores claras.
Isto será ainda mais fundamental se as janelas forem pequenas ou poucas.

2 – Escolher peças versáteis e com dupla função

Escolha cada peça muito cuidadosamente. Um sofá, cama, mesa de apoio ou pufe com arrumação, por exemplo.
Se quiser ter um móvel de apoio num corredor ou zona de entrada, escolha uma sapateira ou estante com várias prateleiras e não uma consola com 1 tampo, quando precisa de toda a arrumação possível.Deverá sempre tirar o máximo de partido do volume que cada peça que está na sua casa, tem.

3 – Tire partido da altura

Adicione arrumação em altura, seja uma estante vertical ou um conjunto de prateleiras ou cabides colocados nas paredes. Se o pé-direito da sua casa é alto e tem bastante espaço livre sobre as portas, porque não colocar mais alguma arrumação? Procure a melhor forma de potenciar o espaço que tem, mesmo que a habitual mesa de cabeceira dê lugar a uma cómoda, camiseiro ou biblioteca. Tenha apenas atenção a que o ambiente não tenha demasiada «tralha» visível.

4 – Abuse no vidro, espelhos e transparências

Colocar o espelho adequado na parede certa, irá fazer com que o espaço pareça maior e que luz seja reflectida. Este é sem dúvida um dos truques mais eficazes e fáceis de usar. Escolher uma mesa de vidro, por exemplo, é também uma óptima forma de fazer com que haja uma continuidade visual e que o espaço pareça maior.

5 – Escolher mobiliário com o tamanho adequado ao espaço

Este será provavelmente uma das questões mais difíceis. Dizemos isto porque entramos em muitas casas pequenas , o mobiliário que existe foi escolhido para uma casa com o dobro da área. Por isso mesmo dizemos que numa casa pequena é preciso pensar muito bem cada investimento. Não opte por um sofá que lhe ocupa toda a sala comum, porque gosta de receber amigos e família mas acaba por mal conseguir mexer-se no espaço diariamente. Pense bem em que funções incluir no espaço e opte pela dimensão mais adequada. Se quiser assentos extra, pense por exemplo em usar um pufe como mesa de centro e outros como mesas de apoio.  Escolher uma mesa de refeições extensível é também outra forma de juntar o útil ao funcional.

6 – Mobiliário Suspenso ou com pés

Se estiver na dúvida entre um sofá com pés ou rente ao chão, fique a saber que nada torna um espaço pequeno ainda mais pequeno do que mobiliário compacto.Escolher mobiliário com pés finos ou optar por suspender na parede algumas peças como o móvel de TV, são óptimas formas de tornar o ambiente menos cheio.

7 – Não abuse da assimetria nem dos padrões

Numa casa pequena, deverá ter ainda mais cuidado com a forma como distribui elementos nas paredes. Se colocar prateleiras, opte por alinhá-las e deixar o mesmo espaçamento entre si. Escolha cestos e caixas com os mesmos tamanhos para esconder a «tralha». Tente organizar os livros por tamanhos. As composições de quadros ou molduras deverão também ser bem organizadas e os têxteis lisos ou com padrões muito «miúdos».Tudo isto contribuirá para uma menor confusão visual, que deverá sem ainda melhor controlada, nas casas pequenas.

Partilhe as ideias deste artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
error: Content is protected !!