Decoração de quartos: o que ter em conta para conseguir dormir melhor

All about interiors

O quarto será sempre o verdadeiro refúgio dentro de uma casa. E acaba muitas vezes por ficar para último nos planos de decoração, «porque é um espaço só nosso e vamos dar prioridade às zonas comuns, onde recebemos visitas», ou simplesmente porque é um espaço onde não passamos tanto tempo…o que acaba por não ser verdade. É precisamente um dos espaços da casa onde passamos mais horas do nosso dia. E a dormir.Muitas das vezes, ao recebermos fotos dos quartos de clientes, perguntamos automaticamente se estes dormem bem e muitos ficam espantados com esta pergunta.E porquê? Porque há questões básicas, como o posicionamento da cama e mobiliário, que logo ao olharmos nos dão a indicação de que a o descanso naquele quarto pode não estar a ser fácil.Sabia disto? Que também o correcto planeamento e escolhas para o quarto, podem fazer com que consiga descansar mais e melhor? Verdade!  E nada nos deixa mais contentes do que perceber que, após as mudanças que propusemos, os nossos clientes notam as diferenças. É para isso que trabalhamos sempre, para a melhoria do seu bem-estar. E uma ou várias noites bem-dormidas…fazem toda a diferença!

Posicionamento do mobiliário

All about interiors

Há sempre várias questões a ter em conta, como as características próprias de cada espaço, mas, temos também que ter em conta questões como a energia e zonas onde há um constante fluxo e movimento. Regra geral, devemos evitar posicionar a cama de frente à porta, ou num «percurso» entre porta e janela.A zona da cabeceira deverá estar encostada a uma parede, para uma maior sensação de proteção e aconchego. Se possível, que não seja uma parede onde existam canalizações e o constante fluxo de água (energia), isto vai perturbar o seu sono.O posicionamento da cama deve permitir que tenha uma visão ampla de todo e espaço e veja quem entra e quem sai.Sempre que possível (Sabemos que nem sem é), deixar o espaço sob a cama livre, para que a energia possa circular livremente.A existência de prateleiras demasiado salientes e móveis sobre a cabeceira da cama podem também ajudar a causar uma sensação de «peso» e cansaço. Deverá também ter em atenção a espelhos e ao seu posicionamento, assim como o que reflectem e para onde.

Cores

All about interiors

Sim, já ouviu falar que as cores influenciam o estado de espírito e é verdade. Sendo assim, a nossa escolha de tons claros e serenos para os quartos. As cores vivas e quentes são demasiado estimulantes para espaços de descanso. As mais escuras podem trazer uma sensação de tristeza mas voltamos a dizer, é tudo uma questão de equilíbrio e bom senso.

Iluminação por camadas

All about interiors

Escolher e distribuir da forma certa diferentes tipos de iluminação no quarto, ajuda a criar várias atmosferas. Se a luz de tecto, mais forte é adequada a tudo menos o relaxamento, ter luzes mais quentes e de intensidade mais fraca junto à cama, permite criar o ambiente certo para o induzir ao sono.

Eliminar confusão visual

All about interiors

Como zona de dormir, quarto deverá ser o mais sereno possível. Contribui para isso a organização e ordem. Deverá ter em atenção o que tem exposto e tudo o que esteja à vista deve estar o mais organizado possível. No caso de um roupeiro sem portas ou charriot, esta organização é ainda mais fundamental. O Roupeiro não deverá também ter um tamanho que sobrecarregue demasiado o espaço.Para completar e fazer realmente do seu quarto ou mesmo o das crianças, o seu refúgio, torne-o verdadeiramente confortável, com roupa de cama, almofadas, tapetes e cortinados que confiram aquele ambiente acolhedor de um verdadeiro refúgio.A temperatura ambiente poderá também ser controlada com algumas escolhas decorativas mais adequadas. Evite ter televisão no quarto ou pelo menos fazer uso dela e dos seus aparelhos electrónicos como computadores ou telemóveis perto da hora em que se vai deitar.Estes são alguns dos pontos que nunca deixamos de ter em conta quanto partimos para um projecto de um quarto, aos quais juntamos aquele detalhe pessoal, que o faz realmente querer e gostar de estar naquele espaço e sentir-se «protegido».

Partilhe as ideias deste artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
error: Content is protected !!