Qual a altura ideal para candeeiros pendentes?

All about interiors

Para além das questões práticas da iluminação, os candeeiros pendentes são mais um elemento decorativo e de design.Sabe como escolher a altura adequada ao colocar um candeeiro sobre a mesa de jantar, ou mesa de cabeceira? Ou decide fazer tudo a olho e depois acaba por não funcionar bem?O olho é importante, mas nem sempre podemos confiar apenas nele. Para cada localização, de modo a que possa ser feita a melhor distribuição da luz, há distâncias que deverão ser respeitadas.Comece sempre por pensar no que pretende da iluminação.  O candeeiro deverá produzir uma luz forte ou uma luz mais suave?  Para além disto, deverá escolher um candeeiro cujo design se enquadra no ambiente e com o tamanho correcto para a sua localização. Se o candeeiro for grande e/ou tiver mais lâmpadas, poderá ser colocado a uma altura mais elevada, enquanto um candeeiro com 1 ponto de luz mais pequeno, deverá ser colocado mais baixo.Entendido isto, quais são as distâncias a ter em conta para cada localização e porquê?  Fique a perceber algumas regras abaixo:

Mesa de refeições

All about interiors

Se a sua mesa for grande, precisará provavelmente de um candeeiro maior e com mais luz, ou de vários. E quanto mais forte for a luz, mais este poderá ser colocado a uma altura um pouco maior. Deverá ter em atenção que o candeeiro não fique abaixo da altura das pessoas quando sentadas. Considere uma altura entre 70 e 80 cms desde o tampo da mesa à base do candeeiro.

Mesa de cabeceira ou mesa de apoio

All about interiors

Sobre as mesas de cabeceira ou mesas de apoio os pendentes são usados para substituir os candeeiros de mesa, sendo também uma forma de libertar espaço destas peças de mobiliário que geralmente nos faz falta para outro tipo de elementos.  Uma das formas de perceber a altura certa para colocar o candeeiro é pensar na altura a que estariam as lâmpadas em candeeiros de mesa. Para além disto, deve haver um equilíbrio na escolha. Se o foco de luz for mais pequeno, este deve ser colocado mais baixo e se for maior, deverá ser colocado mais alto. Garanta uma altura mínima de 30 cm e máximo de 50 cm entre o topo da mesa e a base do candeeiro. Tudo deverá fazer sentido, por isso, no quarto, tenha também em atenção a altura da cabeceira da cama para a sua escolha.

Para tecto em zona de circulação

All about interiors

Deverá considerar 200-250 cm desde o chão até à base do candeeiro. Isto dependerá também do pé direito livre. Poderá escolher uma composição de candeeiros mas deverá sempre ter em conta que desde a base do candeeiro que está colocado mais baixo, deverá contar com no mínimo 30 centímetros livres até à altura de uma pessoa que caminhe por baixo.

Bancada de refeições

All about interiors

No caso de uma bancada de refeições, deverá ter em conta tanto a altura da própria bancada como o pé direito. A altur de uma bancada de refeições mais alta deverá ser 110 cm. Neste caso, e considerando 1 pé direito normal de 260 cm, a altura mínima da base do candeeiro deverá ser de 180 cm, desde o chão. Para a correcta iluminação desta superfície deverá contar com uma distância entre 70 a 100 cms a partir da mesma. Se o pé direito for mais alto, deverá considerar subir cerca de 8 cm por cada 30 cms de altura. Experimente ter alguém a segurar o candeeiro na altura que considerou, afaste-se e peça para ir ajustando até ficar na altura adequada.

Mesa de Centro

All about interiors

No caso de colocar um candeeiro pendente sobre uma mesa de centro, tenha em conta questões como a altura das pessoas quando estão sentadas no sofá, de modo a que o candeeiro não fique muito baixo. Uma vez que há uma peça de mobiliário que impede a circulação debaixo deste ponto de luz, este não tem que estar tão alto como numa zona de circulação.  Será uma iluminação mais geral e deverá contar com uma altura entre os 150 e os 170 cm desde o chão.

Partilhe as ideias deste artigo

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on email
error: Content is protected !!